IFB: Últimas vagas para o Curso Técnico de Artesanato para Jovens e Adultos que possuem o 9º ano

Está aberto o prazo de inscrições para as últimas vagas no Curso Técnico em Artesanato, ofertado pelo Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília (IFB). O curso é destinado para jovens e adultos que não tenham concluído o Ensino Médio. São apenas 32 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada, com formação profissionalizante e Ensino Médio.

Com a crescente carência de mão-de-obra especializada na produção Cultural e Design em Taguatinga e nas cidades próximas, o Curso Técnico em Artesanato tem se mostrado uma oportunidade para qualificação da força de trabalho na região. Além disso, a formação profissional no setor, incentiva a criação de novos empreendimentos locais que já são de relevância econômica na região, como o segmento de vestuário, moda, bijuterias e comércio.

Entenda a modalidade PROEJA

Os cursos dessa modalidade são voltados para jovens e adultos que possuem o 9.º ano do Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio.
No curso, os estudantes terão oportunidade de estudar disciplinas comuns do Ensino Médio juntamente com as matérias do curso técnico em Artesanato. Após a conclusão, o aluno é certificado com o diploma de Ensino Médio e já sai com uma certificação técnica.

 

Perfil  

O Técnico em Artesanato é preparado para exercer atividades criativas, voltadas para customização de coleções e itens de moda. É um profissional que cria e produz trabalhos manuais em tecidos e correlatos dos produtos da moda, supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade, sequência de montagem, considerando as diversas formas de execução e as características da matéria-prima especificada.

 

Documentação

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá comparecer ao campus do IFB com a seguinte documentação:
  • Documento de identificação válido e com foto (Carteira de identidade; Carteiras de Registro Profissional; Carteira de Trabalho ou Passaporte);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovação de quitação eleitoral para os candidatos maiores de 18 anos: comprovante de votação da última eleição ou declaração de quitação com a Justiça Eleitoral (tse.jus.br);
  • Histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental; e) Duas fotos 3×4, idênticas e recentes;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física, se não estiver na carteira de identidade;
  • Comprovante de residência com CEP ou declaração de próprio punho; e
  • Certificado de reservista ou de dispensa de corporação, para maiores de 18 anos do sexo masculino (Obs.: O candidato com idade igual ou superior a 45 (quarenta e cinco) anos está dispensado da apresentação do documento)

 

Área de Atuação
Poderá atuar em unidades de turismo; exposições e feiras; lojas e produtoras de artesanato de forma autônoma e cooperativas de artesanato.

Curso Técnico em Artesanato
Período: Noturno
Carga horária: 2400 horas
IFB Campus Taguatinga/Endereço: QNM 40, Área Especial nº 01.
Informações: (61) 2103- 2200
Para saber mais, clique aqui e acesse a convocação.

Fonte: IFB